POR QUE TRIMAR SEU AEROMODELO?
GUIA COMPLETO DE TRIMAGEM
![]() |
Uma trimagem bem sucedida em seu aeromodelo de “acrobacia” faz com que você reduza sua carga de trabalho durante as manobras, sendo possível realizar as manobras com mais perfeição.
Um bom rádio é de grande importância para os ajustes. Um modelo mais sofisticado já vem com ajustes pré-programados, facilitando o uso, recursos independentes e maior número de canais. Todos esses recursos ajudam para um ajuste mais fino e prático do modelo.
Sendo assim, use o máximo de recursos possíveis do seu radio para uma menor carga de trabalho durante o seu vôo!
A mudança no tipo, tamanho e passo de hélice, Centro de Gravidade, resulta a um novo ajuste de trimagem do avião!!!
Ajuste do Controle e Servos
Um avião configurado apenas para voos de precisão-IMAC e bem diferente de um avião utilizado para voos 3D.
Um avião para IMAC se utiliza braços menores, geralmente de 1” a 1.25“ para aileron, 1” para o profundor e 1.5” para o leme, o Travel Adjust/End Point deve-se utilizar no mínimo os valores 100% ou mais, sendo assim, você irá utilizar mais o curso do servo ganhando maior resolução, isso faz com que você tenha a sensação de ter maior controle principalmente em pequenas correções.
É recomendado que seja feito todos os ajustes mecanicamente, tentando utilizar o mínimo possível dos recursos do rádio, como por exemplo o subtrim(sempre deixar em ZERO).
Certifique-se que todos os comandos estão exatamente com a mesma deflexão. Utilize um medidor parar um ajuste mais fino. Ex.: Hangar9 AnglePro 4-in-1 Digital Throw/Incidence Meter.
Guia de Trimagem
Para começar o guia de trimagem procure sempre voar em dias calmos e sem vento para facilitar a visualização do modelo em vôo.
OBS: Toda trimagem deverá ser feita para uma VELOCIDADE, voe em uma velocidade mais comum para o seu estilo de vôo, e realize o Guia de Trimagem.
Alterando a velocidade do avião, voando mais lento ou mais rápido, irá sentir diferença de trimagem em todas as situações!
Centro de Gravidade CG
Um correto ajuste do Centro de Gravidade (CG) é muito importante para uma boa estabilidade em vôo.
Antes de iniciar o ajuste do CG em vôo, deve-se fazer um ajuste no chão, para que não haja surpresas em vôo, Verifique o manual do avião, e veja o CG recomendado pelo fabricante. Para um ajuste inicial do CG no chão, caso não possua manual do avião, faça o seguinte método: divida a corda da asa em 3 partes iguais, e o CG deve ser balanceado no primeiro terço da asa. Apenas para um vôo estável, a localização no CG inicial também serve para asas enflechadas que e o caso dos acrobáticos, O CG é um ajuste pessoal, cada piloto tem uma preferência, a mudança no CG você deverá iniciar novamente todos os ajustes de trimagem e mixagens.

Como verificar em vôo o CG ideal: (IMPORTANTE)
1. Voe com o avião reto e nivelado “contra o vento”, potência total do motor, e ajuste o avião para que ele voe contra o vento reto/nivelado sem o auxilio de correções (ajuste o trim se necessário).
2. “Través com o vento”, coloque o avião em um vôo de dorso, 45° ascendente. Após isso, solte os comandos do avião e veja o que acontece.
- Se o avião manter a linha de 45° ou começar a subir de dorso ele estará com “peso de cauda”
🔒 ASSINE AGORA MESMO E DESCUBRA E FIQUE POR DENTRO DE TUDO COM O CONTEÚDO CRIADO EXCLUSIVAMENTE PARA VOCÊ ASSINANTE! JUNTE-SE AO UNIVERSO RBO E VOE MAIS ALTO COM A GENTE!
