O PILOTO DECACAMPEÃO: UMA VIDA ENTRE O CÉU E A PAIXÃO PELO AEROMODELISMO
Quem é LUIS TIAGO RACANICCHI, o piloto decacampeão de aeromodelismo?
Imagine crescer com o som dos motores de avião no ouvido e o cheiro da querosene de aviação no ar. Essa é a história de um comandante que transformou o fascínio de criança em uma carreira de sucesso e manteve sua paixão pelo aeromodelismo viva em cada etapa da sua trajetória.
Filho de militar, nascido em Manaus-AM, ele percorreu o Brasil e o mundo, construindo uma história inspiradora. Conversamos com ele, que abriu o coração sobre sua jornada. Confira!
Início de uma paixão que decolou cedo
"Nasci em Manaus, mas, ainda pequeno, minha família se mudou para Olinda-PE, e depois para São José do Rio Preto-SP. Desde muito cedo, eu sabia que queria voar.
Meu brinquedo favorito? Qualquer coisa que tivesse asas.
Sempre dizia que seria piloto, e olha, eu estava falando sério!" — ele conta, com um sorriso que revela a emoção de quem realizou seu sonho.
Aos 14 anos, ele deu os primeiros passos (ou melhor, voos) no aeromodelismo, em Mirassol-SP. “Eu voava em uma pista dentro do aeroporto de lá. O avião? Um Kougar Mark II da SIG, com motor Webra 40, que era do meu pai antes mesmo de eu nascer. Ele tinha parado de voar, mas foi a minha vez de assumir os controles.”
Com o passar dos anos, os modelos se tornaram mais sofisticados. “Tive um Tucano 40 do Mikio Amando, e em 1999, o meu primeiro avião a gasolina: um Extra da Carl Goldberg, com motor 3W-24cc. Esse avião era especial. Inspirei-me no Fábio Trento, o melhor piloto de aeromodelismo que o Brasil já teve.”
De decolar no aeromodelismo ao topo da aviação
A paixão por aviões foi além do aeromodelismo. "Com 18 anos, entrei no Aeroclube de São José do Rio Preto-SP para fazer o curso de Piloto Privado. No ano seguinte, mudei para Uberaba-MG e me formei em Ciências Aeronáuticas em 2004." A dedicação e esforço renderam frutos rapidamente. Os primeiros voos profissionais vieram em Primavera do Leste-MT, onde ele comandou aeronaves como Corisco, Minuano e Cessna 182 Skylane.
A experiência cresceu, assim como os desafios. "Em 2008, voltei para Rio Preto e comecei a trabalhar em uma empresa que operava desde Seneca III até um Global 6000. Essa fase consolidou minha carreira como piloto."
Hoje, ele é comandante de uma das aeronaves mais prestigiadas do mundo, o Bombardier Global Express. Com 10 anos de experiência no modelo e mais de 5000 horas de voo, ele fala com orgulho da sua trajetória. “Ser piloto é um privilégio. Cada voo é uma nova aventura.”
Aeromodelismo: uma paixão que nunca aterrissou
Apesar da carreira nos céus, o aeromodelismo nunca ficou de lado. “Sempre fiz questão de participar de projetos, competições e eventos. Sou competidor, juiz e organizador do IMAC Brasil. O aeromodelismo me trouxe muitos aprendizados e me mantém conectado às minhas raízes.”
Ele acredita que o futuro do hobby está mais acessível do que nunca.
“Hoje é muito mais simples montar um avião. A tecnologia tornou tudo mais prático. Vejo também um grande crescimento nos motores elétricos, algo que, lá atrás, era quase impensável.”
Uma mensagem para os apaixonados
Para ele, o aeromodelismo e a aviação não são apenas hobbies ou profissões, mas um estilo de vida.
"O céu é infinito, e o que você pode fazer nele também. Seja pilotando um Bombardier ou voando um aeromodelo em uma pista, a sensação de liberdade é a mesma."
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