De Aeromodelista a Piloto Comercial: A Jornada Inspiradora de Edson Rodrigues
Poucos conseguem transformar um sonho de infância em profissão, mas foi exatamente isso que Edson Rodrigues fez. Hoje, ele pilota os modernos E-Jets EMB-195 e E2 da Azul Linhas Aéreas, mas sua jornada na aviação começou muito antes disso, ainda criança, com os olhos voltados para o céu e as mãos segurando um aeromodelo.

Com 30 anos de experiência no aeromodelismo, Edson viu sua paixão crescer e se transformar em carreira. Mas será que pilotar um avião comercial é mais difícil do que pilotar um aeromodelo? Como o aeromodelismo influenciou sua trajetória profissional? Quais foram os desafios?
Em uma entrevista exclusiva para o Portal RBO, Edson compartilha sua história e mostra que a aviação pode ser para todos – basta ter paixão e persistência!
🚀 O Começo: Da Fotografia Aérea ao Primeiro Aeromodelo
Portal RBO: Como surgiu a sua paixão pela aviação e pelo aeromodelismo? Qual veio primeiro na sua vida?
✈️ Edson Rodrigues:
"Acredito que fui influenciado pelo trabalho do meu pai. Meus pais são fotógrafos e, quando eu era criança, meu pai contratava horas de voo para fazer fotografias aéreas. Algumas vezes, ele me levava junto. Me lembro de algumas cenas dessa época, e não demorou muito para eu querer aviões de brinquedo.
Bem antes de imaginar que a aviação profissional seria possível na minha vida, eu já era apaixonado pelos aeromodelos. Aos 11 anos, eu juntava todo o dinheiro do lanche da escola para comprar revistas do hobby. Com 13 anos, consegui comprar meu primeiro kit da Aerobras, um Taylorcraft de balsa, entelado com papel japonês e dope.
Durante anos, o sonho de ter um aeromodelo rádio controlado parecia muito distante, pois o custo era alto. Mas eu não desisti. Pegava motores de brinquedos e tentava fazer pedaços de isopor voarem. Só consegui comprar meu primeiro rádio controlado aos 19 anos, um Avistar com motor OS 45LA. Mas, mesmo depois de alguns anos, eu ainda não sabia qual era o caminho para me tornar piloto de verdade."
👉 Mas o momento que mudou tudo aconteceu anos depois…
🛑 QUER SABER COMO O AEROMODELISMO AJUDOU EDSON A SE TORNAR PILOTO COMERCIAL?
Edson só iniciou seu curso de Piloto Privado aos 33 anos. O que fez ele demorar tanto? Quais desafios enfrentou?
🔒 Leia a matéria completa agora e descubra como ele realizou seu sonho!
👉 Assine o Portal RBO e tenha acesso a essa e outras histórias inspiradoras! 🚀
🛩️ A Aviação Comercial vs. Aeromodelismo – O Que É Mais Difícil?
Portal RBO: Na sua experiência, o que é mais difícil: pilotar um avião comercial ou um aeromodelo?
✈️ Edson Rodrigues:
"Existem dois tipos de aviação: a profissional e a de lazer. Se compararmos um avião esportivo com um aeromodelo, o aeromodelo é mais difícil, porque exige controle à distância e ajustes constantes. Mas na aviação profissional, o maior desafio é a disciplina e a carga de estudos.
O voo em si não é complicado, mas tudo o que vem agregado a ele é extremamente complexo. A dedicação e o estudo são constantes e fazem parte da vida de qualquer piloto de linha aérea."
📌 Aeromodelismo Ajuda na Formação de um Piloto Comercial?
Portal RBO: O aeromodelismo te ajudou quando começou a pilotar aviões reais?
✈️ Edson Rodrigues:
"Sem nenhuma dúvida! Quando comecei minhas aulas, eu já sabia como pilotar, porque meu cérebro estava condicionado aos comandos de voo. Isso facilitou muito a adaptação ao avião real.
Porém, só saber pilotar não é suficiente para ser um bom piloto. Aviação é treino para a vida toda!"
Portal RBO: E o contrário? Ser piloto comercial ajudou no aeromodelismo?
✈️ Edson Rodrigues:
"Sim, depois que você experimenta o voo de verdade, passa a entender melhor como tudo acontece.
A dinâmica dos comandos, a reação do avião e as forças aerodinâmicas fazem muito mais sentido depois que você está dentro da cabine. Quando voltei ao aeromodelismo, minha pilotagem melhorou muito porque agora eu compreendia os efeitos das manobras e suas consequências."
🛩️ Diferenças Entre um Avião Comercial e um Aeromodelo
Portal RBO: Quais são as principais diferenças na sensação de controle entre um avião real e um aeromodelo?
✈️ Edson Rodrigues:
"A principal diferença é a inversão de comandos no aeromodelo. Quando ele está vindo em sua direção, os comandos ficam invertidos, o que não acontece no avião real, porque você está dentro dele.
Outra diferença marcante é o stall (perda de sustentação). No avião real, você sente o stall acontecendo no seu corpo. No aeromodelo, isso não existe, então o piloto precisa identificar pelo comportamento da aeronave."
✈️ A Frota de Aeromodelos do Piloto da Azul
Mesmo voando os modernos EMB-195 E2 na Azul Linhas Aéreas, Edson nunca deixou o aeromodelismo de lado. Hoje, sua frota de aeromodelos conta com quatro modelos incríveis:
🔹 Piper Cub J3 – Escala 1/3 – Motor 60cc gasolina
🔹 Mad Stick Flying Circus – Motor 40cc gasolina
🔹 Slick 540 – Motor 50cc gasolina
🔹 Decathlon de isopor elétrico – Envergadura de 1 metro
Edson é membro dos clubes CAITA Itatiba e AJA Jundiaí, onde pratica seu hobby sempre que tem tempo livre.
(fotos enviadas pelo piloto)
Um Exemplo de Que Nunca é Tarde Para Seguir Seus Sonhos!
A história de Edson Rodrigues mostra que não existe idade certa para realizar seus sonhos.
💡 De um garoto que desmontava carrinhos para fazer isopor voar, ele se tornou um piloto comercial de uma das maiores companhias aéreas do Brasil.
📢 E você? Já pensou em transformar seu hobby em profissão? Se essa história te inspirou, compartilhe sua opinião nos comentários!
📍 Fique ligado no Portal RBO para mais entrevistas incríveis do mundo da aviação e aeromodelismo! 🚀🔥
📢 Matéria por: Portal RBO