CIRRUS SR22 – UM AEROMODELO QUE É UMA OBRA DE ARTE NOS CÉUS

Se existe uma aeronave que dispensa apresentações no mundo da aviação real, é o Cirrus SR22. Ícone da aviação geral, conhecido por sua elegância e tecnologia de ponta, esse avião também ganhou uma versão escala no aeromodelismo – e, nas mãos de um verdadeiro apaixonado, transformou-se em uma verdadeira obra-prima.
O piloto Arnaldo Pansera já teve um Cirrus antes, mas, como todo grande entusiasta, decidiu elevar o projeto a um novo patamar. Dessa vez, sua missão era criar o Cirrus mais fiel à escala real possível, e o resultado… bem, o resultado foi algo de tirar o fôlego.
Se você gosta de aeromodelos escala, se prepara, porque essa história vai te impressionar!
✈️ A ORIGEM DO PROJETO – UM CIRRUS PARA CHAMAR DE SEU
A história deste Cirrus SR22 começou quando Arnaldo encontrou o kit da Hangar 9 à venda em Curitiba. O aeromodelo estava zero, e sua ideia inicial era apenas utilizar o kit como base.
🗨️ “Eu já tive um Cirrus antes, o primeiro a ser personalizado no Brasil. Fiquei com ele por 4 anos e acabei vendendo. Mas depois de um tempo, me bateu aquela vontade de ter outro. Foi quando encontrei esse kit.”
Mas ele não queria apenas um Cirrus qualquer. O objetivo era transformá-lo no aeromodelo mais fiel possível ao modelo real, e para isso, cada detalhe foi planejado minuciosamente.
Foi aí que o projeto ganhou vida.
🛩️ O VOO – UM CIRRUS COM PERSONALIDADE PRÓPRIA
Se o visual impressiona, o voo não fica atrás. O Cirrus da Hangar 9 foi projetado para ter um voo dócil e estável, mas exige técnica para pouso.
🗨️ "O segredo do pouso está na velocidade. É um avião que você precisa vir calçado até o final, ainda mais esse meu, que tem um motor de 40cc e sistema de partida, aumentando o peso total."
🔹 O que esperar do voo do Cirrus SR22?
✅ Manobrabilidade: Extremamente estável e suave.
✅ Decolagem: Tranquila e controlada.
✅ Pouso: Exige precisão – a velocidade precisa ser mantida para evitar perda de sustentação.
Em termos de equilíbrio e CG, o Cirrus precisou de ajustes, já que o peso extra do motor e da partida elétrica deixaram o avião um pouco pesado no nariz. Para resolver isso, Arnaldo instalou três barras de peso na cauda, garantindo um balanceamento perfeito.
🛑 MAS O QUE TORNA ESSE CIRRUS TÃO ESPECIAL?
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